Julho: Época de férias e de reforçar a segurança no condomínio

Um calendário – quando utilizado corretamente – pode ser um dos maiores aliados de uma gestão, pois ajuda a prever as necessidades do condomínio e consequentemente, a fazer um planejamento mais detalhado e organizado. No mês de julho, é comum que os condomínios fiquem cheios de crianças e adolescentes – já que este é o período das férias escolares. Portanto, é uma época na qual o síndico tem que lidar com duas questões: A “bagunça” pelas dependências do condomínio e a segurança dos pequenos moradores.

 

O condomínio pode planejar atividades extras e separar uma verba para contratar atividades de recreação realizadas nas próprias imediações do prédio, como oficinas de arte e música, ou atividades que envolvam algum esporte como futsal, vôlei, natação e até mesmo queimada. A contratação de um profissional por fora, embora seja sinônimo de gasto extra , é também sinônimo de tranquilidade para os pais – que podem ratear as despesas e descansar tranquilos por saber que seus filhos estão sendo bem cuidados e estão aplicando sua energia em algo construtivo.

 

Salvo o caso citado acima, onde há um profissional contratado especificamente para cuidar das crianças, os funcionários do condomínio não devem ser responsáveis pela segurança das crianças e nem tem a obrigação de “dar uma olhadinha”. Os pais devem acompanhar os filhos e, neste caso (de negligência), têm total responsabilidade por acidentes.

 

Por outro lado, é importante destacar que a manutenção das áreas comuns é de responsabilidade do condomínio, assim como o ônus se ocorrer algum acidente motivado por isso. Portanto, o síndico deve atentar ainda mais para a segurança das crianças, que são mais desatentas que adultos e que estarão circulando por toda a área do condomínio.

 

O gestor pode agendar uma pequena operação “pente-fino” nas áreas comuns, para verificar a situação da piscina, do playground, corredores, jardins, escadas e de outros lugares que possam oferecer algum risco. Se o condomínio tem alguma reforma em andamento, é importante reforçar os limites de espaço das obras.  A sinalização deve ser suficiente e se for o caso, o síndico pode ainda utilizar cordões de isolamento, cones e placas para deixar bem claro que o canteiro de obras não é espaço para brincar.

 

E ainda que este seja um mês de férias, a gestão administrativa e os pais das crianças devem sempre estar atentos às regras. Crianças correndo pelo apartamento ou pelo condomínio depois das 22h pode trazer incômodo para os vizinhos.

 

Se o seu condomínio é administrado pela Predial, acesse sua conta, confira  a disponibilidade das áreas de lazer e reserve uma data para as crianças. Se você for síndico, veja também as pautas de manutenção e reparos básicos que devem ser realizados.